segunda-feira, 16 de abril de 2012

Perceba como a Imprensa é uma Manipuladora de Mentes



Que mídia é essa?! 442 mil empregos gerados no trimestre e o destaque é negativoQue mídia é essa?! 442 mil empregos gerados no trimestre e o destaque é negativo

O dia em que eles derem uma notícia de forma positiva é capaz de acabar o mundo!!!

Obviamente, estou me referindo à mídia e sua forma preferencial de exercitar a síndrome de vira-latas da qual sofre grande parte dos brasileiros.

O que o G1 e outros portais de internet, bem como a TV e os jornais de grande circulação farão a partir de amanhã é transformar, assim como transformaram nessa manchete acima, uma boa notícia num fato aparentemente ruim com a adição de "recua 24,1%".

Notem que a expansão dos empregos se dá sobre a base já consolidada, não havendo portanto nenhum recuo e sim um incremento, em velocidade menor do que o ano anterior, é verdade, mas nada que justifique uma manchete como essa. Parece incrível mas a notícia ser dada deveria ser simplesmente essa:

Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho mostram que foram criados 442.608 empregos com carteira assinada nos três primeiros meses de 2012.

"Tal resultado mantém a tendência de expansão do emprego, assinalando, pela primeira vez, a partir de julho de 2011, uma elevação superior ao mesmo período do ano anterior."
Cá entre nós, 442 mil empregos gerados num momento em que a economia continua patinando fortemente em grande parte do mundo e, consequentemente, alguns países desvalorizam suas moedas artificialmente, sobrevalorizando o Real e dificultando nossas exportações, esse número de empregos gerados é a prova de que nossa política econômica continua acumulando acertos.

Para uma coisa essa manchete acima tem serventia; demonstrar mais uma vez a forma desleal pela qual a mídia desinforma e deforma a opinião dos brasileiros. Afinal de contas, transformar 442,6 mil empregos gerados num trimestre em pó, é algo que não dá para ser aceito, nem pelos menos críticos, nem pelos mais crédulos.

Diante de uma manchete manipulada como essa, acho que coberto de razão está o Caetano Veloso quando diz “Eu assisto ao Jornal Nacional não para saber o que aconteceu, mas para saber o que a Globo quer que eu ache que aconteceu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário